segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Guardando o coração.


Oi gente, hoje eu acordei com uma vontade muito grande de escrever, passei um bom tempo pensando em sobre o que eu poderia falar e aí depois de muito vaguear em meus pensamentos como que em um estalo me lembrei de um assunto que importa a mim e creio que a todos vocês espero que minhas reflexões abençoem a vida de quem ler.
Falo sobre guardar o coração, um assunto de extrema importância que precisa ser levado a sério porque o descuido de muitos com seus sentimentos pode se tornar um grande laço

A palavra de Deus nos diz: Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Pv. 4-23 Queridos guardar o coração é algo muito importante e isso traz alguns pontos que pretendo explanar aqui.

1. O que é coração?

Quando a bíblia nos fala de coração ela esta falando de MENTE, de ALMA, o lugar onde nós abrigamos nossos CONCEITOS, SENTIMENTOS, LEMBRANÇAS, e aí está um campo que precisa sim ser transformado por Deus para que tenhamos relacionamentos saudáveis e edificantes Rm 12.2 diz: Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua MENTE, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA VONTADE DE DEUS. Aí está o segredo, ter a mente em Deus faz que você esteja debaixo da boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

2. Janelas da alma

Como nós já vimos o nosso coração corresponde aquilo que chamamos de alma, e aí está outro ponto que precisamos entender para guardá-lo. A nossa alma é como uma casa, e ela têm janelas onde entram muitas informações e essas janelas são nada mais, nada menos que os seus sentidos vitais: visão, audição, olfato, paladar e tato.
Mas o que isso tem há ver com guardar o coração? Muito simples muitos de nós colocamos os nossos sentimentos em coisas que são enganos e que justamente entram por essas janelas, coisas que vemos (aparência), ouvimos (palavras), e assim sucessivamente.
Procuramos relacionamentos baseados nesses sentidos, pessoas que falam aquilo que nos agrada, pessoas de boa aparência, com títulos, e isso nos leva a sair da rota dos relacionamentos que agradam a Deus.
Um exemplo disso é Sansão. Juízes 14 relata a seguinte história: 1.Sansão desceu a Timna e VIU ali uma mulher do povo filisteu. Quando voltou para casa, disse a seu pai e a sua mãe: "Vi uma mulher filistéia em Timna; consigam essa mulher para ser minha esposa".
3. Seu pai e sua mãe lhe perguntaram: "Será que não há mulher entre os seus parentes ou entre todo o seu povo? Você tem que ir aos filisteus incircuncisos para conseguir esposa?” Sansão, porém, disse ao pai: "Consiga-a para mim. É ELA QUE ME AGRADA".
Sansão era um homem que desde o seu nascimento foi separado pra fazer a vontade de Deus, só que um dia ele iniciou um relacionamento BASEADO NO QUE VIU (isso também aconteceu com Davi), e isso fez com que ele perdesse a unção e morresse. Queridos isso é muito sério, existem pessoas que são enviadas especialmente para destruir chamados, eu chamo de “espírito de Dalila” que trazem consigo um encanto, que seduzem usando as janelas da alma e levam o seu chamado para a cova!
Outra coisa que pode além de ferir seu coração, roubar o seu chamado se chama amizade Provérbios nos adverte: Meu filho, se os maus tentarem seduzi-lo, não ceda! Pv. 1-10, A bíblia fala que há um poder de sedução em algumas amizades, poder esse que corrompe princípios: Não se deixem enganar: "as más companhias corrompem os bons costumes". I Co 15-33. Deus é um ser de relacionamentos, Ele mesmo quer ser teu amigo, mas ele também separa pessoas pra edificar tua vida: O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. Pv. 17-17.
Analise as pessoas que estão ao seu redor, veja os comportamentos, as conversas, o proceder e compare com o que a bíblia fala sobre como devemos andar, pois muitas vezes entregamos o nosso coração para amizades que nos levam a nos afastar do Pai. (leia Provérbios isso lhe ajudará, a saber, de que tipo de pessoa deve se afastar).
Quando pessoas erradas saem da tua vida, coisas erradas param de acontecer!

By: Thaysa Sales :D

3 comentários:

  1. Amiga...acredito que esse espirito de Dalila não esta somente nos relacionamentos amorosos...mas em outros tipos também, às vezes nos deixamos seduzir por amizades e relaçoes de varios niveis que agradam os nossos sentidos...que alimentam o nosso ego....

    ResponderExcluir
  2. ótimo estudo! bom pra ser ministrado em células! vi que segues meu blog! obrigado! só não se espante com o que ler por lá! tudo o que não falo, escrevo.

    '-'

    Guardar o coração é muito difícil. Acredito que se fosse fácil Deus não nos pediria que guardasse. Dae me vem à mente pq Deus curte tanto pessoas de quebrantado coração!

    Eita Jesus!

    ResponderExcluir